Para pilotar um ultraleve, você precisará ter um CMPU (Certificado Médico para Pilotar Ultraleves). Para obter o CMPU, você precisará fazer os seguintes exames em qualquer laboratório médico:
- Glicemia
- Creatina
- Tipagem Sanguínia
- Lipidograma Colesterol total e frações + Triglicérides
- Eletrocardiograma (Menor de 40 anos)
- Teste ergométrico (Acima de 40 anos)
De posse destes exames, fazer uma consulta com um médico que emitirá um certificado de capacidade física que deverá ser enviado para o ABUL (Associação Brasileira de Ultraleves) e esta emitirá o CMPU válido por 2 anos.
Você precisa também fazer um curso teórico das seguintes matérias:
- Teoria de vôo
- Regulamento de trafego aéreo
- Conhecimentos técnicos e motores
- Metereologia
- Navegação
Estas matérias são ministradas em uma escola de aviação, como a que existe em Tatuí-SP, que oferece uma matéria por fim de semana (Sábado e Domingo) das 9:30 as 12:00. Ao final do curso, você deverá prestar uma prova teórica destas matérias, caso seja reprovado em alguma, após 15 dias você poderá prestar a prova novamente.
Durante esse tempo, você já pode e deve ir fazendo suas aulas práticas (vôos), em média, um aluno aprende a voar e fazer as manobras de emergência com 35 horas, mas tem pessoas que levam menos ou mais tempo, depende de cada um, de sua disponibilidade, etc.
Os alunos escolhem e marcam seus dias e horários de vôo e comunicam a escola ou um dos instrutores. Falando em restrições, são muito poucas, existem pilotos com mais de 90 anos, pilotos que tem apenas uma mão, cego de um olho, etc. A legislação médica para pilotos de ultraleves é bem parecida com a legislação do DETRAM, basicamente quem pode dirigir um automóvel pode pilotar um ultraleve.
A Escola de Aviação Leve FREEDOM de Tatuí cobra os seguintes valores:
1 - Consulta com o médico R$ 150,00
2 - Inscrição na ABUL R$ 223,20/ano
3 - Curso Técnico (Completo) R$ 950,00
4 - Material didático (cinco livros) R$ 250,00
5 - Taxas de exames e emissão de carteiras (ABUL) R$ 300,00
6 - Hora de vôo em avião da escola R$ 300,00
7 - Hora de vôo em avião do próprio aluno R$ 120,00
A diferença entre o CPD (Certificado de Piloto Desportivo) e o CPR (Certificado de Piloto de Recreio) é que você deve fazer primeiro o CPD, para aprender a pilotar o ultraleve e com esta carteira você não poderá se afastar mais do que 40 km do seu local de decolagem e deve sempre pousar no mesmo local onde decolou. Já o detentor de uma carteira de CPR, pode voar por todo o Brasil, neste curso o aluno aprende a voar controlado e em rota, fazer fonia, etc.
Documentos necessários para a matrícula (Escola Freedom)
2 x Fotos 3x4
2 x Cópias simples do RG e do CPF
2 x Cópias de um comprovante de endereço
2 x Cópias de um comprovante de escolaridade
Consulte a Escola de Aviação Freedom de Tatuí para maiores informações:
Site: www.ultrafreedom.com.br
e-mail: jeovan@terra.com.br (Instrutor Chefe da Escola de tatuí-SP)
Endereço: Via Municipal Karl Heinz Jahmann s/n - Hangar 2 - Tatuí - SP - Brasil, CEP: 12270-000
Fone (11) 8155-2345
- Glicemia
- Creatina
- Tipagem Sanguínia
- Lipidograma Colesterol total e frações + Triglicérides
- Eletrocardiograma (Menor de 40 anos)
- Teste ergométrico (Acima de 40 anos)
De posse destes exames, fazer uma consulta com um médico que emitirá um certificado de capacidade física que deverá ser enviado para o ABUL (Associação Brasileira de Ultraleves) e esta emitirá o CMPU válido por 2 anos.
Você precisa também fazer um curso teórico das seguintes matérias:
- Teoria de vôo
- Regulamento de trafego aéreo
- Conhecimentos técnicos e motores
- Metereologia
- Navegação
Estas matérias são ministradas em uma escola de aviação, como a que existe em Tatuí-SP, que oferece uma matéria por fim de semana (Sábado e Domingo) das 9:30 as 12:00. Ao final do curso, você deverá prestar uma prova teórica destas matérias, caso seja reprovado em alguma, após 15 dias você poderá prestar a prova novamente.
Durante esse tempo, você já pode e deve ir fazendo suas aulas práticas (vôos), em média, um aluno aprende a voar e fazer as manobras de emergência com 35 horas, mas tem pessoas que levam menos ou mais tempo, depende de cada um, de sua disponibilidade, etc.
Os alunos escolhem e marcam seus dias e horários de vôo e comunicam a escola ou um dos instrutores. Falando em restrições, são muito poucas, existem pilotos com mais de 90 anos, pilotos que tem apenas uma mão, cego de um olho, etc. A legislação médica para pilotos de ultraleves é bem parecida com a legislação do DETRAM, basicamente quem pode dirigir um automóvel pode pilotar um ultraleve.
A Escola de Aviação Leve FREEDOM de Tatuí cobra os seguintes valores:
1 - Consulta com o médico R$ 150,00
2 - Inscrição na ABUL R$ 223,20/ano
3 - Curso Técnico (Completo) R$ 950,00
4 - Material didático (cinco livros) R$ 250,00
5 - Taxas de exames e emissão de carteiras (ABUL) R$ 300,00
6 - Hora de vôo em avião da escola R$ 300,00
7 - Hora de vôo em avião do próprio aluno R$ 120,00
A diferença entre o CPD (Certificado de Piloto Desportivo) e o CPR (Certificado de Piloto de Recreio) é que você deve fazer primeiro o CPD, para aprender a pilotar o ultraleve e com esta carteira você não poderá se afastar mais do que 40 km do seu local de decolagem e deve sempre pousar no mesmo local onde decolou. Já o detentor de uma carteira de CPR, pode voar por todo o Brasil, neste curso o aluno aprende a voar controlado e em rota, fazer fonia, etc.
Documentos necessários para a matrícula (Escola Freedom)
2 x Fotos 3x4
2 x Cópias simples do RG e do CPF
2 x Cópias de um comprovante de endereço
2 x Cópias de um comprovante de escolaridade
Consulte a Escola de Aviação Freedom de Tatuí para maiores informações:
Site: www.ultrafreedom.com.br
e-mail: jeovan@terra.com.br (Instrutor Chefe da Escola de tatuí-SP)
Endereço: Via Municipal Karl Heinz Jahmann s/n - Hangar 2 - Tatuí - SP - Brasil, CEP: 12270-000
Fone (11) 8155-2345